terça-feira, 2 de junho de 2009

Faringe

A faringe é um tubo músculo-membranoso que possui 12 a 13cm de comprimento e está localizado atrás da cavidade nasal, atrás da cavidade oral e atrás da cavidade da laringe. Ela inicia na base do crânio e vai até a borda superior da cartilagem cricóide, onde inicia o esôfago. Sua parede é composta por músculos esqueléticos e revestida por uma túnica mucosa. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento.






Divisões da faringe:


a) Nasofaringe (ou parte nasal): é a porção superior da faringe, que se comunica com a cavidade nasal através de duas aberturas denominadas coanas. Principais acidentes anatômicos: pregas salpingo palatinas e salpíngo faríngicas, tórus tubal, óstio faríngico da tuba auditiva e recesso faríngico (tonsilas faríngicas).


b) Orofaringe: é a parte intermediária da faringe, situa-se atrás da cavidade oral e vai do palato mole até a borda superior da epiglote. Comunica-se com a cavidade oral através do istmo das fauces.


c) Laringo-faringe: estende-se a partir da borda superior da epiglote até a borda superior da cartilagem cricóide. Ela comunica-se com a laringe através do adito da laringe. Lateralmente ao adito da laringe, encontramos o recesso piriforme, que serve para alojar corpos estranhos.




Músculos da faringe:


a) Constritores: servem para comprimir as paredes da faringe contra o conteúdo. São eles: constritor superior, médio e inferior.


b) Elevadores: como o próprio nome sugere, servem para elevar a faringe. São eles: estilofaríngico, salpingo faríngico e salpingo palatino.







Clique nas imagens para ampliá-las!


Nenhum comentário:

Postar um comentário